30 de junho de 2009

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Hoje vai haver Assembleia Municipal. Pois é, vai ser mais do mesmo, “tudo como dantes no quartel de abrantes.”
“Sim senhor Presidente” vão ser as palavras mais ouvidas e mais repetidas por um conjunto de políticos que só olham pela sua vidinha.
E os problemas do Concelho?
Esses que se amanhem, pois aqui para nós que ninguém nos lê, também não se faz muito para mudar este estado de coisas.
Só nos mete algum asco, lá isso mete, quando vamos vendo tanta e tanta injustiça que por aí vai proliferando e ninguém faz nada contra isso.

Tenham um bom dia!

24 de junho de 2009

FESTAS NO BAIRRO DO MARCO

Estamos na quadra dos Santos Populares. Em Pinhel foi a grandiosa festa de Santo António que já teve o seu epílogo e tudo correu pelo melhor. Ontem mesmo foi o São João que começou no Bairro do Marco. É como todos sabem uma festa bastante participada pela população de Pinhel e redondezas. Poder-se-á dizer que já teve melhores dias. Ainda não há muitos anos todos os Bairros da Cidade, com destaque para os mais antigos, tinham a sua festa de São João e São Pedro. Era bom ver os habitantes desses Bairros todos imbuídos no mesmo espírito, o de receber bem os forasteiros, numa azáfama. A decoração das suas ruas, os cuidados da sua cascata bem decorada e a preceito, as senhoras a fazer os últimos preparativos para terem o melhor e mais saboroso caldo verde, a melhor sardinha assada….
Parece que essa tradição se perdeu, o que não deixa de ser uma pena. Lembramos, pois não foi assim há tanto tempo, que era a própria Câmara Municipal que incentivava estas actividades de animação dos Bairros ao atribuir uma pequena mas muito incentivadora ajuda monetária para ajudar nas despesas.
Deixem que se diga, gargalhamos com grande pasmo, quando ainda há dias ouvimos da boca de António Ruas que é Presidente da Câmara Municipal de Pinhel e da empresa Municipal dizer que, “Pinhel é uma terra de grandes tradições”. Como é que alguém que tem ligado tão pouco às tradições de Pinhel por exemplo, que acabou com o apoio a estas festas Populares e, que gasta tanto e tanto dinheiro em modernices de gosto tão duvidoso e que nada têm a ver com as nossas tradições pode falar desta maneira. Mas já nos habituou a estas “tiradas” que só servem para nos dar mais razão.
Bem, mas esta problemática será para ser abordada mais tarde e noutro contexto. Agora o que interessa é mesmo as festas de São João e de São Pedro que, em Pinhel vão continuar a decorrer com grande animação e muita gente, boa sardinha assada bem regada com bom néctar, o caldo verde bem saboroso e um bom pé de dança como convém abrilhantado por acordeonistas locais que dão mais brilho aos festejos e que, mais uma vez, vai ter o seu ponto alto em Pinhel e no Bairro do Marco.
Parabéns aos moradores do Bairro do Marco por continuarem com esta tradição bem Pinhelenses.

Tenham um bom dia!

20 de junho de 2009

COMENTÁRIO DA SEMANA

Por Pinhel, tudo como dantes, ou melhor, (parece contradição mas não é) pior, muito pior do que antes. Pessimistas dirão os optimistas.
Tudo bem, mas os tais optimistas têm aqui uma boa oportunidade para dizerem, ou melhor, para escreverem por que razão estão optimistas. É que, na verdade, continuar a viver, ou melhor, a fazer que se vive, subjugados aos vários interesses instalados, submetidos também aquilo que é o umbigo de alguns patuscos que por aí há, que vão contando umas anedotas, dando uns arrotos, umas palmadinhas nas costas de uns coitados que se julgam muito importantes. Sim, sim senhor, por que é vê-los todos inchados que nem sapos, mas, na verdade, inchados ou não, mandam e mandam, mas mandam muito mal. Eles sabem de qualquer assunto “venha lá quem vier que venha que já o arrumo” é a frase que mais gostam os ditos de verbalizar.
Não se pense que estamos a referir-nos a alguém em particular, não, nada disso, nem sequer pensem que estamos a referir-nos a algum partido em particular. Não… nada disso!
Em Pinhel é a norma, é a regra que por aí impera, bastará olhar sobretudo para o nosso espectro político/partidário com alguma representatividade. É verdade, como se costuma dizer, “venha o diabo e escolha!”
Ficam os comentários para os optimistas e pessimistas. Mas fiquem a saber todos os Pinhelenses, aqueles que andam a mando desta “gente” que, Pinhel, Nós por cá… não vê o futuro com muita esperança.
Estamos longe muito longe de dias melhores, antes pelo contrário, o que se nos afigura por causa de quem manda, dos tais patuscos e sapos, é muito mau, muito mau mesmo.
Resta-nos dizer a todos que, Pinhel, Nós por cá… estamos muito satisfeitos connosco próprios.

VENCER VENCER!
Era ou não era um bom slogan?

Tenham um bom dia!

COMENTÁRIO DA SEMANA:

Anónimo disse...

Ora publiquem lá esta.
Sabem porque é que o PS vai ganhar as eleições autárquicas?
Porque se livrou dos desacreditados de há 4 anos. Sabem porque é que o PSD vai perder essas mesmas eleições?
Porque se isolou à volta dos interesses pessoais do Ruas e do Palinha.
Vamos ver se o Ruas não perde o mandato antes de tempo.
13 de Maio de 2009

15 de junho de 2009

NÃO É UM BOM COMEÇO

(Clique em cima para ver melhor os resultados finais relativos ao Concelho de Pinhel Eleições de 07/06/2007)

Por mais que se queira disfarçar o Partido Socialista sofreu uma “inesperada” e estrondosa derrota eleitoral no passado dia 7 de Junho. Esta derrota só é “inesperada” para alguns, principalmente para aqueles que não a quiseram ver, pois, não há pior cego do que aquele que não quer ver. Não vale a pena disfarçar nem atirar com as culpas para os Eleitores. Fazer esse exercício é na opinião de Pinhel Nós por cá… fazer como a avestruz que não quer ver o perigo que está ali mesmo ao seu lado. Bem, mas chega de prosa. A verdade é a verdade e o P.S. espere-mos que tenha aprendido a lição. No que a Pinhel e aos Pinhelenses diz respeito, os resultados eleitorais têm que ser lidos e muito bem lidos. É claro, mesmo muito claro para Nós, que os dirigentes locais do P.S. de Pinhel pensam que isto não foi com eles. Pensar assim é um direito seu e é lá com eles. Mas, para Pinhel, Nós por cá… estes resultados eleitorais principalmente os relativos ao Concelho de Pinhel têm uma leitura que vai muito para além da leitura Europeia e Nacional, têm também uma leitura local. Primeiro têm que perceber que não podem continuar a cometer erros como os que cometeram, como foi o caso da indicação de nomes para as Mesas das Assembleias Eleitorais do Concelho. Para além da manifesta incompetência que revelaram não sabendo a legislação baralhando tudo o que regulamenta tal indicação, não podem continuar a fazer de conta que nada se passou. A verdade é que se passou e foi muito mau para um Partido com as responsabilidades e com as ambições do P. S., por isso, há que tirar as devidas ilações. Depois é preciso ter em conta que comparando os resultados eleitorais mesmo com os obtidos nas Europeias de 2004, os obtidos em 2009 são uma hecatombe desastrosa e perigosa, pois é preciso lembrar que o P.S. e os "seus" Candidatos à Câmara Municipal à Assembleia Municipal e a algumas Assembleias de Freguesia que já estão no terreno. Ora, isso naturalmente deveria ter reflexos nas Eleições que aqui estamos a reportar. Então a pergunta evidencia-se por si própria. Então e não se reflectiram? Talvez sim, será a nossa opinião. No entanto diremos mais. Se se reflectiu foi de uma forma também desastrosa.
Reparem que o P.S. só ganhou 2 Freguesias do Concelho, a saber:
- Em Pala o P. S. ficou com mais 2 votos que o P.S.D. totalizando um total de 34,12% dos votos, no entanto é preciso ter em conta que em 2004 o mesmo P.S. teve uma vitória muito clara com 60,74%.
Ganhou em Vale de Madeira com 13 votos de diferença num total de 53 votantes e onde ficou com um valor percentual de 50,69%. No entanto é preciso notar que o resultado em 2004 foi para o P.S. de 55,98%.
Em Alverca da Beira o P.S. perdeu com 2 votos de diferença do P.S.D. que ganhou. No entanto é preciso ter em conta que o P.S. obteve agora (2009) um total de 34,69% enquanto em 2004 tinha ganho a eleição folgadamente com um total de 55,98%. Portanto perdeu votos!
Por isso poder-se-á dizer que foi muito curto, mesmo muito curto para quem quer ganhar as próximas Eleições Autárquicas. Esta nossa opinião está muito clara. Ter ganho 2 Freguesia contra 25 do P.S.D. com vitórias bastante expressivas não é um bom começo. Por isso, quem sabe, reflectir os resultados eleitorais do dia 7 não será um exercício menor. Antes pelo contrario, será um exercício a fazer e muito bem feito, pois não se esqueçam que, MUDAR É PRECISO!

Tenham um bom dia!

12 de junho de 2009

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO

Este fim-de-semana tem lugar na Cidade de Pinhel a festa em louvor de Santo António. É uma Festa Religiosa de cariz popular que muito diz às gentes de Pinhel e seu Concelho. Assim, para além do Programa Religioso que, como sempre, faz parte a Santa Missa que é sempre muito frequentada pelos devotos, vai ter lugar também a já tradicional procissão que se espera como sempre muito concorrida.
Estes festejos Religiosos vão ter lugar na Igreja com o nome do Padroeiro, Igreja de Santo António, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel que a tem conservado dentro daquilo que são as suas possibilidades.
O Cortejo Religioso terá a sua atenção virada para a grandiosa imagem de Santo António cuja escultura para além da sua imponência é considerada uma obra-prima da escultura religiosa sendo mesmo difícil de encontrar em imagens desta invocação.
As festas de carácter popular têm o seu início já nesta sexta-feira prolongando-se o seu programa até domingo dia 14, com um vasto programa de animação.
Estas festividades estão sob a responsabilidade dos mordomos de 2009 e tem o alto patrocínio da Câmara Municipal.
Aproveite e visite Pinhel e as suas gentes.

Tenham um bom dia!

10 de junho de 2009

VIVA PORTUGAL, VIVAM OS PORTUGUESES


Portugal

Avivo no teu rosto o rosto que me deste,
E torno mais real o rosto que te dou.
Mostro aos olhos que não te desfigura
Quem te desfigurou.
Criatura da tua criatura,
Serás sempre o que sou.

E eu sou a liberdade dum perfil
Desenhado no mar.
Ondulo e permaneço.
Cavo, remo, imagino,
E descubro na bruma o meu destino
Que de antemão conheço:

Teimoso aventureiro da ilusão,
Surdo às razões do tempo e da fortuna,
Achar sem nunca achar o que procuro,
Exilado Na gávea do futuro,
Mais alta ainda do que no passado.

Miguel Torga


Cumprimentos de Pinhel, Nós por cá... a toda a diáspora Pinhelense espalhada pelo o Mundo.

Tenham um bom dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas!

6 de junho de 2009

COMENTÁRIO DA SEMANA


Bem, depois ainda há quem diga que a vida não é bela. Tenham paciência os que assim pensam, por Nós, ela é boa sim senhor, só que às vezes a vida “tem dias.”

Tenham um bom dia!

COMENTÁRIO DA SEMANA:

Anónimo disse...

Eu aposto que vai ser assim:

Ruas - 6

Rui - 1

19 de Maio de 2009

5 de junho de 2009

A FESTA CONTINUA


Lá temos que repetir de novo:
- Por cá a festa continua, mas ao que parece a Pinhel e aos Pinhelenses já ninguém nos liga nenhuma.
Então a pergunta pensamos ser óbvia.
Se ninguém liga a Pinhel e aos Pinhelenses porque razão Pinhel e os Pinhelenses têm que ligar a quem não nos liga?

Pensem um pouco. Depois, bem, depois decidam em consciência de verdadeiros Pinhelenses.

Tenham um bom dia!