30 de agosto de 2009

COMENTÁRIO DA SEMANA

Pinhel, Nós por cá… também fala de coisas importantes!
Não é só de política.
Ora enxerguem e digam lá que não falamos?

Tenham um bom dia!

COMENTÁRIO DA SEMANA:

TESTE ELEITORAL disse...

Gosto das festas populares... para além de ser uma altura onde se reúnem as pessoas, amigas e familiares, dedica-se mais tempo ao convívio e alegria. Muitas aldeias, vilas e cidades ficaram a ser conhecidas pelas suas grandiosas festas populares, e Pinhel já tem a sua famosa festa de Sto. António. Como toda a gente culta sabe, já nos tempos dos reis e rainhas, era comum em época de festejos terem nas cortes uma figura que se chamava de "bobo da corte", uma figura patética, denotando por vezes deficiência física e mental, ignorante e muitíssimo pouco culto que tentava alegrar a corte assim como os seus convidados. Ora bem e não fugindo ao tema, realmente este blog já não fica bem sem o "bobo", refiro-me a este mesmo anónimo, figura que diz e escreve sempre o mesmo... não será necessário festas populares, porque Pinhel, Nós por cá, já tem um "bobo" oficial que consegue arrancar sorrisos aos leitores. pena que a informática e a era digital ainda não consiga dar um copo de vinho ao artista via internet como forma de gratidão, igual ao antigamente, é que no fim eles ficavam todos mais alegres com o prémio e o reconhecimento pelo espectáculo.
Aqui está uma figurinha que muito fala bem de Pinhel. "Bota abaixo" do que por aqui se faz independentemente. Se não és laranjinha, automaticamente és do P.S., lógica de "Bobo".
Tenho dito.
Boas festas populares.
13 de Junho de 2009

20 de agosto de 2009

AUSÊNCIAS NO P.S. DE PINHEL

Da lista do P.S. à Assembleia Municipal de Pinhel não constam nomes como o do Dr. Carlos Ribeiro e Carlos Guimarães entre outros militantes e quadros Socialistas bem conhecidos no Concelho. Estranhamente, é possível vislumbrar (entre outros) nomes como o de Joaquim Ferreira (mais conhecido por Tó ourives) e o da sua filha que vive na Cidade da Guarda e da qual, não consta que alguma vez tenha tido alguma intervenção pública e que se tenha interessado por Pinhel e pelo seu Concelho e suas gentes. Aliás, o que consta mesmo, é que o seu marido que é funcionário da Câmara Municipal de Pinhel, há muito tempo que tem reiterado o seu pedido para ser transferido para a Câmara da Guarda e que o seu sogro (Tó ourives) tudo tem feito para conseguir tal intenção o que até se compreende pois o jovem casal, embora ambos de Pinhel, foi na Guarda que decidiu viver o que é lá com eles.
Aliás o seu sogro, que até há dias atrás era, como bem se sabe, o Presidente da Comissão Politica do C.D.S. /P. P. de Pinhel terá certamente uma explicação para isto. No entanto, há quem diga que isto terá a ver com o tal pedido de transferência do genro para a Câmara da Guarda.
Quem terá que dar alguma explicação para este estranho facto é a Comissão Política Concelhia do P. S. de Pinhel de que fazem parte Francisco Dias e o Dr. Carlos Ribeiro.
No entanto não deixa de ser estranho (não acham) que deputados Socialistas que sempre se destacaram, pela sua capacidade de intervenção e análise dos problemas do Concelho e das pessoas não tenham lugar nas listas onde constam nomes como os que já referimos e de outros que embora tenham alguns mandatos como deputados Municipais nunca ninguém lhes ouviu sequer o tom de voz quanto mais dar uma ideia que fosse acerca deste Concelho e das suas gentes.
Bem, mas sem desprimor para outros quadros Socialistas quer o Dr. Carlos Ribeiro quer Carlos Guimarães foram aqueles que mais “performance” tiveram como eleitos do P.S. naquela Assembleia. Lutaram pelos seus ideais, pelas suas ideias esforçaram-se pelo Partido em que militam há muitos e longos anos e mantinham com os eleitores uma relação política e pessoal de enaltecer.
A sua ausência da lista agora apresentada está pejada de significado. Há uma leitura política a fazer.
Por que razão não terão ido na listas?
Não serão factos como estes que aqui constatamos que vão impedir o P.S. de Pinhel de ganhar as eleições autárquicas e por isso perder a oportunidade histórica de ganhar a Câmara, a Assembleia e a Junta de Freguesia de Pinhel pelo menos?
Partindo do princípio que foram convidados, o P.S. de Pinhel não se pode dar ao luxo de dispensar pessoas daquela categoria entre outros quadros Socialistas. Por que terão recusado participar, dar o seu nome pelo projecto de Rui Teixeira?
Ou será que estes citados Socialistas entre outros não foram mesmo convidados?
Bem, essa não lembraria ao diabo quanto mais ao P.S..
No entanto é sintomático o facto de serem mais importantes, para a opinião pública e para as hostes socialistas as ausências do que as presenças.
Isto vai ser do bom e do bonito, aí vai vai!

Tenham um bom dia!

19 de agosto de 2009

DOIS EM UM

Uma boa notícia e outra má.
Começando pela má:
- Anda fogo no alto do palurdo, mas os soldados da paz já entraram em acção e a coisa parece controlada.
Afinal parece que só anda descontrolada é no P.S. Cá da Terra. Coitados só agora é que perceberam que vão levar uma daquelas coças para esquecer.
É o que se diz no Concelho.
- Começaram os preparativos para as Festas da Cidade que, este ano, vão marcar a reentré Política no Concelho de Pinhel.

Tenham um bom dia!

18 de agosto de 2009

LISTAS DE CÁ

Ainda não são conhecidos muitos pormenores relativamente à constituição das listas dos partidos às eleições autárquicas do nosso Concelho. O que se vai sabendo deixa uma ideia do que se irá passar em termos de resultados. Pelo que se sabe o P.S.D. tem listas em todas as Freguesias, enquanto o P.S. ou melhor "os ditos donos do P.S. local" não conseguiram tal feito e, pelos vistos, tiveram que recorrer a familiares dos ditos donos para comporem as listas com o número mínimo de candidatos em algumas Freguesias. Até, pelos vistos, à Assembleia Municipal. Tivemos conhecimento que em algumas Freguesias as listas são uma autêntica lástima, quer em termos de qualidade quer até em termos de quantidade por parte do P.S. Ao invés o P.S.D. escolheu aqueles que quiseram e quem acharam que tinham mais possibilidades de ganhar. Dizem até que o problema do P.S.D. foi ter gente a mais.
Não é bom presságio, para a tal mudança tão prometida pelo P.S. local.
Mas é assim! Estes “soxalistas” e pelos vistos por aquilo que se vai ouvindo, tentaram pôr na prateleira alguns Militantes com alguma notoriedade e qualidade politica, bem como, alguns antigos dirigentes locais. Afinal quem vai para a prateleira dos falhados são mesmo eles, na companhia do chamado mito socialista Pinhelense o tal homem capaz de vencer tudo e todos que é o capitão Cavalheiro com o seu grupo do veleiro, bem como, o tal homem trabalhador e sabedor de tudo e de todas as matérias, o tal financeiro falhado que é o Vítor Silva que, também manipulou e de que forma o P.S. para pôr nas listas os seus apaniguados.
Vejam lá que nem o blogue do Xico Dias o grande chefe diz uma palavra acerca das listas que apresentou.
É assim que a política em Pinhel anda, e depois ainda se pergunta por que é que Pinhel não progride?
Tontos, eles não sabem o que fazem, pois só pensam neles e nos amigos. Só nos resta dizer - valha-nos São Pedro, bem, neste caso Santo António que é o padroeiro de Pinhel que, pelos vistos, tem andado distraído do que se passa em Pinhel e com os Pinhelenses.

Tenham um bom dia!

Nota: Ainda estamos um pouco atónicos com o encerramento, ainda que temporário à maioria dos nossos leitores do nosso blogue.

17 de agosto de 2009

HÁ! É VERDADE!

Há, é verdade. Hoje é dia de feira de ano, dia 17 de Agosto. Nem dávamos por isso se não fosse um “amigo” a lembra-nos de tal facto. Dêmos uma volta por lá, mas de facto em Pinhel, nem as feiras já são o que eram antigamente. Como aqui já temos dito e redito Pinhel está cada vez pior.
Ainda estamos a tentar digerir a decisão que adoptámos em retirar da maioria dos nossos leitores o acesso ao nosso blogue. Acreditem que foi uma decisão que nos custou e muito. Privar mais ou menos 150 leitores únicos diários do nosso convívio é muito difícil de digerir. Mas é a vida!
Já agora, registamos que já ontem num outro blogue do P.S. cá da Terra havia alguma ira de pelo menos um tal Saraiva que está na Suíça que se atirava a alguém que não conseguimos descortinar como sendo o autor do nosso blogue de forma violenta e pouco simpática.
Por Nós, tudo bem. Ainda bem que alguns pensam com os pés. Assim, disparam na direcção errada e ainda bem. Havia outro comentário, esse ainda mais odioso mas esse era do autor do blogue “DE PINHEL COM MUITO ORGULHO” que é o dito presidente do P.S. local Xico Dias. Esse é porque lhe faz falta o nosso blogue para fazer o trabalho que ele, coitado, e os seus apaniguados, não são capazes de fazer. Eles o que queriam era boleia, mas por Nós, não há pão para malucos.

Tenham um bom dia!

JORNAL DO REGIME

A E. R. C., entidade que regula a comunicação social emitiu uma directiva, onde, grosso modo, impunha que os Órgãos de Comunicação Social de qualquer natureza, que afastassem das suas listas de colaboradores durante o período pré-eleitoral e eleitoral os que fossem candidatos ou que estivessem ligados a alguma Candidatura. O Jornal Pinhel Falcão, que é, de facto, o Jornal cá do burgo e que é, o Jornal do Regime, pois o mesmo é de António Baraças que tem como pião, (mais um) o seu director Maia Caetano. Este, pelos vistos, também não acatou a directiva da E R C, pois Maia Caetano continua a ser Director do dito, sendo também o mandatário e candidato da Candidatura de António Ruas (PSD). Quem havia de dizer, até parece mentira, mas de facto é verdade.
-Hoje é o último dia para a entrega das listas de Candidatos. No tribunal de Pinhel a azafama é mais que muita. Com a entrega das candidaturas, pelo que se sabe é possivel dizer, o nosso Concelho vai continuar a ser um Concelho, mais uma vez, um Concelho adiado sem rumo, sem qualquer hipótese de progresso, onde o interesse pessoal ou de grupo de pressão é o que mais vale, pois as Candidaturas são uma autentica miséria.
Não dizemos isto porque não somos Nós os protagonistas, pois, ao contrário do que muita gente pensa, alguns de Nós até fazem parte das listas de candidatos - verdade.
Mas Pinhel não aprende e se não aprende pois que assim seja, é que o povo gosta e ainda agradece.

Tenham um bom dia!

16 de agosto de 2009

FECHO OU TALVEZ NÃO!

Não, não foi nada fácil mesmo nada fácil a decisão que tomamos em retirar o acesso aos nossos leitores ao nosso blogue. Foram, podem querer muitas e muitas horas de trabalho muitas e muitas canseiras para mantermos este sitio actualizado e minimamente apresentável para todos, quer para aqueles que gostavam de Nós quer para aqueles quem nem por isso. Sempre respeitamos todos podem querer. Na verdade a inspiração não está famosa para a construção deste texto, assumimos isso. É, talvez, um sentimento de perda que nos assalta. Por isso este estado de espírito!
Vamos embora sem aviso prévio, embora soubessemos desde o início que um dia isto tinha que acontecer. Na verdade nunca nos passou pela cabeça que fosse desta forma. Inesperada, talvez, assumimos, pouco reflectida, ou melhor sem grande tempo para pensarmos melhor. Mas foi a nossa decisão, por enquanto. Estavamos fartos de fazer a “cama a outros” e de ser maltratados pelos nossos conterrâneos a quem dedicámos tanto e tanto tempo de trabalho, por quem arriscamos tanto. É a vida, parece que os mais desfavorecidos gostam de ser espezinhados, gostam de ser maltratados, gostam de ser roubados dos seus direitos e daquilo a que naturalmente deviam ter direito. É que, bastava terem como líderes pessoas sérias, pessoas trabalhadoras, pessoas que gostassem deles e deste Concelho que não aprende e pelos vistos, não quer aprender.
É a vida. Muitos dizem, com alguma sabedoria, talvez, que em política não há agradecimentos. Alguns que o dizem e que conhecemos muito bem já passaram por este sentimento de ingratidão como Nós. No entanto continuamos a achar, que, o que estamos a passar agora um dia vai acabar. O certo é que Nós não nos resignamos a estas frases feitas e a estas injustiças, pois temos a certeza que um dia isto há-de mudar e só não muda se Nós, entre outros, não continuarmos a lutar.
Bem, hoje e depois desta decisão inesperada não temos nem grande vontade de continuar nem inspiração para tal. Por isso vamos esperar que esta poeira que nos impede de pensar assente um pouco para continuar este blogue e a missão a que se propôs.

Tenham um bom dia!

12 de agosto de 2009

A NOSSA DELIBERAÇÃO

O Grupo de Cidadãos Pinhelenses livres, quer de amarras Politico Partidárias, económicas ou quaisquer outras, cientes do défice democrático que graça no Concelho de Pinhel, cientes que se torna necessário, imperioso, encontrar alternativas credíveis capazes de congregar vontades em torno de uma palavra comum, Pinhel, convictos que este Concelho se encontrar refém de um conjunto de interesses que vão gravitando em torno dos Partidos Políticos e que esses interesses são incompatíveis com o real desenvolvimento do Concelho de Pinhel, decidiu já há algum tempo constituir-se em grupo de reflexão cujo objectivo era necessariamente, reflectir sobre tudo o que tivesse a ver com Pinhel e o seu Concelho.
Não vamos, por enquanto, porque achamos que seria descontextualizado, referirmos a algumas “adversidades” que durante este tempo fomos passando deixando esses aspectos para mais tarde.
O que agora interessa referir é que este grupo e a sua actividade vai muito para além deste blogue embora não pareça. No entanto, será importante referir que este blogue é, sem dúvida, a nossa principal fonte de comunicação com os habitantes deste Concelho que tão mal tratados têm sido quer pelos poderes Locais, quer pelos poderes Nacionais.
Pinhel tem regredido ao invés do que muitas vezes é dito. Se alguém tem dúvidas basta comparar os índices de desenvolvimento que têm sido publicados por entidades acima de qualquer suspeita.
Ora e sendo assim, foi ganhando alguma força entre os membros de Pinhel, Nós por cá… a ideia de uma candidatura independente à Câmara Municipal de Pinhel. Foram delineados um conjunto de documentos assentes em dados objectivos com vista a sustentar essa Candidatura. Sabemos muito bem quais os constrangimentos de uma atitude como esta. Mas também temos consciência do apoio que os nossos Concidadãos nos outorgarão.
No entanto, apesar de tudo isto, informamos todos os Pinhelenses que por motivos que mais tarde serão esclarecidos, não vamos avançar com essa candidatura Independente.
Viva Pinhel e Vivam os Pinhelenses.

Tenham todos, sem excepção, um bom dia!