11 de outubro de 2009

NÓS POR CÁ, EM DIA DE ELEIÇÕES

(CLIQUE EM CIMA DA FOTO PARA VER MELHOR)
Um pouco por todo o Concelho de Pinhel a votação segue a bom ritmo. O tempo tem ajudado, pois está um bom dia de sol e as pessoas têm estado a afluir às mesas de voto dentro do que era previsível. Pelo que conseguimos apurar, um pouco por todo o Concelho as pessoas, depois da Santa Missa, aproveitaram para exercerem o seu dever de votar. Segundo tivemos oportunidade de apurar junto de algumas mesas a afluência cifrasse nesta altura pelos 20% de afluência um pouco em linha com os números a nível Nacional. Por cá não houve qualquer contrariedade a registar e tudo decorre com normalidade. De tarde prevê-se que a afluência aumente até porque o dia está convidativo a sair de casa como se pode ver na fotografia com o título "Pinhel vista de longe" que lhe foi dado pelo seu Autor, um simpático e talentoso fotografo que tem por hábito enviar-nos algumas das suas preciosidades para o nosso email e que desde já muito agradecemos e que, mais uma vez, revela a beleza desta Bicentenária Cidade.

Bom dia!

10 de outubro de 2009

BOM DIA DE REFLEXÃO

Tentámos saber qual a opinião dos nossos visitantes a propósito da sua percepção sobre o resultado das eleições autárquicas no nosso concelho.
De facto, e como devem estar lembrados já na altura alertámos para o facto de não querermos fazer uma sondagem, até porque não seria sério da nossa parte tal pretensão, uma vez que, o instrumento de medida bem como a metodologia não era, nem é, nem de perto nem de longe, fiável para tal objectivo. A nossa intenção era sim, e é, ter um indicador, nem mais nem menos, para podermos aferir tanto quanto possível a fiabilidade deste resultado na comparação com os resultados finais de domingo.
Pois bem, os dados estão lançados e as respostas estão dadas. O que falta são os resultados das eleições para se poderem comparar com a opinião dos nossos leitores que foi esta.
Então a pergunta era:

NA SUA OPINIÃO QUEM VAI GANHAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS NO CONCELHO DE PINHEL?

As respostas dos nossos leitores foram as seguintes:
Total de respondentes 134.
As respostas tiveram a seguinte distribuição:

CDS: 2%;
CDU: 2%;
P.S.: 17%;
P.S.D.: 76%.
A conclusão a tirar das respostas dos nossos visitantes é muito clara. Uma grande maioria (76%) pensa que é o P.S.D. que vai ganhar as eleições autárquicas no concelho de Pinhel.

Venham agora os resultados finais de domingo à noite e assim veremos se a percepção dos nossos leitores estava certa ou errada.
Bom período de reflexão a todos é o desejo de, Pinhel, Nós por cá... .

Tenham um bom dia!

8 de outubro de 2009

BALANÇO DA CAMPANHA II

Pelos vistos a campanha do P.S.D. soma e segue. Aquilo que é possível ver e ouvir é que a mesma decorre com vitalidade alegria e convicção esperançados num bom resultado no próximo domingo.
O P.S.D. e António Ruas partiram para esta campanha com o trabalho de casa bem feito e muito bem estudado.
Arrumaram bem em primeiro lugar a casa por dentro. Esbateram ou contornaram divisões e colocaram os seus “peões” no sítio certo. Com umas eleições internas de quem poucos ouviram falar, o que havia a clarificar ficou mais ou menos claro (pelo menos por enquanto) e assim as coisas ficaram definidas. É verdade que a elaboração das listas foi feita muito a tempo e no seio basicamente duas pessoas. António Ruas e Rui Ventura definiram a sua estratégia bem ao gosto de António Ruas, isto é, com poucas “ondas” e com muito calculismo devidamente temperado com alguma astúcia a de Rui Ventura. Eles escolheram quem ou quase quem quiseram uma vez que tiveram algumas respostas negativas por parte de alguns convidados e, bem sabemos do que estamos a falar. No entanto, a descrição foi um ponto de honra e deu resultado como se atesta. Se é verdade que há ultima da hora tiveram um ou outro percalço, como por exemplo, a demissão de Sales Gomes da Presidência da Assembleia Municipal que foi apresentada na sua última sessão e que, na verdade, apanhou todos de surpresa, também não é menos verdade que a questão passou quase despercebida. Passou quase despercebida por vários motivos e o que em nossa opinião mais pesou para que a demissão não tivesse sido notada foi a forma como tudo sucedeu, quer por parte de Sales Gomes que não levantou “ondas” apenas terá querido marcar a sua posição, quer por parte de António Ruas que desvalorizou o assunto.
Por isso, com a casa arrumada e sem questões internas (por enquanto) para resolver, António Ruas não fez mexidas nas listas a não ser as extremamente necessárias, como aliás, Pinhel, Nós por cá... já tinha dito que assim anteviu há já algum tempo como devem estar recordados.
Por conseguinte, estabilizado que estava internamente, o P.S.D. organizou a campanha eleitoral como se estivesse numa disputa renhida com o P.S. como sempre fez. Para António Ruas, as eleições só se ganham depois de contados os votos e até lá há que fazer o melhor todos os dias até ao dia das eleições. Esta parece ser a ideia chave da campanha do P.S.D.. Com uma campanha bem esquematizada articulada e com meios mais que suficientes quer humanos quer outros, António Ruas apresentou nesta campanha meios tecnológicos em termos comunicacionais fora do comum e que têm surpreendido em termos de impacto junto dos eleitores. Outra das traves mestras desta campanha do P.S.D., é a Juventude que tem dado alegria e energia aos mais velhos. Aguerridos os jovens aparecem em todo o lado acompanhados de muitos militantes Social-democratas que têm dito presente. É claro que não faltam os comes e bebes que sempre deram resultado em temos de mobilização das pessoas.
Em termos de discurso, este, assenta em duas premissas. Os comícios ou sessões de esclarecimento começam com a projecção de videogramas bem conseguidos com impacto mais pela novidade, onde são passadas em revista as “obras feitas”. Seguem-se alguns oradores (poucos como convém para não enfadar) que fazem o chamado aquecimento da plateia com um avivar de memória e algumas propostas de futuro de forma a criar alguma expectativa. Depois segue-se a entrada de António Ruas, geralmente feita a meio isto é interrompendo o orador e este é sempre recebido com uma salva de palmas como convém. Encerra a sessão António Ruas com um discurso apaziguador, apelando ao bom senso, dizendo que não diz mal de ninguém e que não faz promessas… sublinhando a obra realizada nos últimos 8 anos, o que pelo que temos visto tem caído bem nos eleitores a quem o discurso se dirige.
A verdade é esta, as sessões têm sido muito concorridas e animadas, os contactos pessoais são feitos com alguma informalidade o que tem agradado à caravana do P.S.D..
A nossa impressão é que o P.S.D. está a trabalhar para que o resultado seja o melhor e o que vai transparecendo é que o P.S.D. quer ganhar a Câmara de Pinhel com maioria e que a maioria será para a candidatura de 5 vereadores que parece estar ao seu alcance. No entanto, os mais avisados nestas coisas têm alguma expectativa relativamente ao comportamento do eleitorado do C.D.S. que, como sabem nas últimas legislativas surpreendeu no Concelho. A ver vamos, já que o C.D.S. praticamente não tem feito campanha, tal como a C.D.U..
Domingo todas estas dúvidas e outras serão clarificadas com a contagem dos votos como diz, António Ruas.

Tenham um bom dia!

6 de outubro de 2009

BALANÇO DA CAMPANHA I

Como já devem ter dado conta o P.S. de Pinhel andou e tem andado aos ziguezagues pois, ora anunciava como Candidato à Câmara Municipal de Pinhel, Agostinho Monteiro ora anunciava Rui Teixeira. Pelo que sabemos o processo de escolha do Candidato não foi um processo simples e só ficou fechado depois de Armando Sousa ter rejeitado o convite que lhe foi formulado por Francisco Dias.
Para candidato à Assembleia Municipal o nome encontrado foi sempre o de Miranda Cavalheiro que é sogro de Francisco Dias e foi, como sabem, Presidente da Câmara de Pinhel pelo P.S. durante 8 anos. É sabido que em 2001, depois de um processo muito conturbado nas hostes socialistas devido a Miranda Cavalheiro quer impor ao P.S. o nome de António Pinto que é seu sobrinho para 2º da lista da vereação, o P.S. de então decidiu não aceitar esta exigência de Miranda Cavalheiro, até porque, na altura corria a versão de que Miranda Cavalheiro só daria o nome e depois das eleições renunciaria para que o seu sobrinho assumisse naturalmente a presidência da autarquia Pinhelenses. Como devem ainda estar lembrados na altura (2001) assumiu a candidatura do P. S. Vítor Silva que perdeu a Câmara para o seu opositor do P.S.D. António Ruas o actual Presidente. Convêm ainda lembrar que, Vítor Silva depois, em 2005 ter sido o principal impulsionador de uma candidatura independente à Junta de Freguesia de Pinhel, este, é nestas eleições candidato pelo P.S. à mesma Junta de Freguesia o que não deixa de ser caricato.
Mas a campanha do P.S. está cheia de casos pois, depois de Francisco Dias ter assumido o P.S. local, este prometeu diálogo e muitas mudanças na forma de actuar do P.S. de Pinhel. Num primeiro momento até deu a ideia que tal postura poderia ser implementada. No entanto, cedo começou a ser transmitido para o exterior que as coisas não corriam lá muito bem. Com o aproximar das eleições autárquicas e com a chegada ao P.S. de Vítor Silva e Miranda Cavalheiro bem como dos seus correligionários, começou no P.S. local “a noite das facas longas” com exclusões de muitos militantes e dirigentes locais num claro ajuste de contas políticas e pessoais mal resolvidas contrariando tudo o que Francisco Dias tinha assumido. Assim é patente e notório que o P.S. de Pinhel se encasulou neste pequeno grupo de pessoas. O resultado de todo este processo está bem visível na escolha dos candidatos e tem vindo à tona nesta campanha eleitoral. Tem sido uma campanha sem chama pouco participada com muita dificuldade em mobilizar os militantes e as pessoas bem como alguns candidatos. Esta, tem sido alimentada por um conjunto de casos assentes em ataques pessoais quer para dentro quer para fora, sem ideias, sem projectos, apenas centrada no negativismo puro e duro sem qualquer sustentação e demonstração. Há por parte do P.S. um esforço muito grande em disfarçar as debilidades das suas listas numa aposta clara na personalização da sua campanha na figura de Rui Teixeira, usando de forma não assumida mas consentida aquilo que Nós consideramos ser uma chantagem eleitoral, fazendo passar a ideia de que se Rui Teixeira não ganhar as eleições este abandonará Pinhel e os seus doentes pois fizeram correr a ideia que este pede a sua transferência para o Porto.
Tem sido para quem tem seguido a campanha do P.S. uma surpresa pela negativa.
Aliás, o P.S. e Rui Teixeira partiram para esta campanha já derrotados, pois, para eles o seu objectivo não era nem é ganhar a câmara de Pinhel e derrotar António Ruas. Para a candidatura do P.S. de Pinhel o seu principal objectivo é ter mais votos do que o P.S. teve há quatro anos atrás quando o Candidato foi Abel Grilo.
Provavelmente, esse objectivo vão consegui-lo, pois esse feito não é difícil de atingir uma vez que os eleitores no concelho aumentaram e é provável que os eleitores do P.S. também. Outro objectivo para o P.S. é ganhar a Junta de Freguesia de Pinhel. É nesse objectivo que todos os esforços agora estão concentrados, no entanto, não nos parece que possa ser conseguido tendo em conta a forma como a campanha de porta à porta que Vítor Silva tem efectuado tem decorrido. A desconfiança é mais que muita e tem sido uma constante no contacto com as pessoas quer na Cidade quer nas anexas de Quinta Nova, Malta e Quintã dos Bernardos.
A realidade é esta, mas a campanha contínua e pode ser que ainda possa haver algumas novidades. É essa a única esperança para o P.S. de Pinhel.
O nosso prognóstico em termos de resultados eleitorais para o P.S. é que não vai conseguir eleger mais de 2 vereadores. Relativamente aos resultados para a Assembleia Municipal é que, Miranda Cavalheiro vai perder para Luís Poço e por isso não vai ser eleito Presidente da Assembleia Municipal. Quanto às Juntas de Freguesia parece notório que o P.S. só tem alguma esperança de vitória em Pala e Freixedas.
Sendo assim, três perguntas parecem óbvias e são:
- Rui Teixeira aceita o lugar de vereador ou vai para o Porto e entra para o seu lugar Esperança Fernandes?
- Miranda Cavalheiro vai aceitar o lugar de deputado municipal ou abandona e entra o 1 suplente?
- Vítor Silva se não for eleito (como tudo indica) Presidente de Junta aceita o lugar na Assembleia de Freguesia?
São estas perguntas que já se começam a comentar na caravana socialista.
É que se a resposta a estas três perguntas for sim, então poderemos estar em presença de uma atitude altamente reprovável pois os votos nestes candidatos serão altamente desvirtuados.

Tenham um bom dia!

5 de outubro de 2009

BALANÇO DA CAMPANHA

Estamos praticamente a meio da campanha eleitoral para as autarquias cujas eleições terão lugar no próximo domingo dia 11 de Outubro do corrente ano e, por isso, talvez se imponha um olhar à forma como está a decorrer a respectiva campanha aos partidos políticos e competentes candidaturas que estão na corrida à Câmara Municipal de Pinhel.

Como já referimos anteriormente Pinhel, Nós por cá… decidiu manter-se numa posição de neutralidade relativamente às candidaturas em presença, até porque, uma vez tomada a decisão de não se constituir em candidatura independente, cada um dos seus elementos tomou a decisão que achou por bem tomar. Isto é, uns foram convidados pelas duas candidaturas P.S. e P.S.D. e decidiu não aceitar os seus convites, outros foram convidados ora por um partido ora pelo outro e aceitaram, outros não foram convidados por nenhum. Por Nós tudo bem, qualquer uma destas posições individuais não cria nem vai criar no futuro nenhuma incompatibilidade com o nosso movimento cívico.
Portanto, tendo em conta as actuais circunstâncias é-nos possível ter uma leitura objectiva e pormenorizada, da forma como, estão a decorrer as campanhas dos dois principais partidos que concorrem à autarquia Pinhelense.
Alertamos todos os nossos leitores que o que vamos escrever nos textos que se vão seguir sobre a forma como Nós vemos a campanha por dentro é a nossa leitura dos factos, por isso não vale a pena ninguém ficar zangado e se ficarem o problema é e só de quem ficar, pois como têm verificado, pouco nos interessa e, o insulto não nos incomoda venha ele donde vier.


Tenham um bom dia!

3 de outubro de 2009

CAMPANHA E CINISMO

Por cá, como de resto acontece por todo este País há beira-mar plantado a campanha eleitoral contínua e pelos vistos, com bastante animação.
Aliás é bom que se diga que são “prendas” como esta com que nos presenteiam sem nós pedirmos, que nos animam também. É ver e ouvir as ruas cheias de pessoas que geralmente não se vêm. É ver os carros engalanados e que nos animam o espírito com música escolhida para esta ocasião. É ver pessoas que geralmente quando passam por nós fazem que não nos vêm para não nos estender a mão. É mesmo um regalo vê-las nestas ocasiões, são todos simpatias são todos sorrisos bem-sonantes. É uma maravilha ver estas pessoas que nem sabem onde moramos a baterem-nos à porta com sorrisos e abraços com palavras cheias de charme para os nossos filhotes com prendinhas para nos avivarem a memória e com o melhor destas festas que são as imprescindíveis, muitas e muitas promessas. Eles prometem este mundo e outro ou mesmo qualquer pedido que lhe seja feito sempre acompanhado com a resposta da praxe:
“- Sim sim, fiquem descansados vamos ver o que se pode fazer pode ter a certeza que não me vou esquecer que vota em mim, não é?”
É claro que levam também a resposta do costume:
“- Sim sim, senhor Dr.; Eng.….” (o que seja e se não for passa a ser) pode ter a certeza!”
É que ao cinismo o melhor é responder também com a mesma moeda, não acham?
Pois é, é assim em tempo de campanha eleitoral.


Tenham um bom dia!

1 de outubro de 2009

A PINGA É BOA

Pois é, por cá em Pinhel e no seu concelho o tempo está a mudar. Já começaram a aparecer umas nuvens a esvoaçar pelos céus de cá como que a querer dizer que o Outono está a chegar. Ontem, dia 30 de Setembro já caíram umas pinguitas. Não são dessas pinguitas que está a pensar, que estamos a falar. Estamos mesmo a falar de pinguitas vindas da atmosfera que tem estado carregada. Este tempo já agora podia esperar mais uns diazitos, pois como sabem as vindimas estão a decorrer em velocidade cruzeiro. A normalidade tem imperado e até que a pinga nem tem sido nada má. Este ano o vinho vai ser de boa qualidade não há dúvida, só subsiste uma incerteza e essa é muito importante para a subsistência dos nossos vitivinicultores e das nossas vinhas.
Quando e como será feito o pagamento da colheita deste ano?

Se alguém puder responder, não se acanhe, responda.

Tenham um bom dia!

30 de setembro de 2009

SÓ PODE!

É mau de mais para, Pinhel, Nós por cá.. não manifestar a sua opinião.
Só pode, “OS dEUSES DEVEM ESTAR MESMO LOUCOS” só pode. Mas afinal que raio de coisa é esta?
Afinal que Nação é esta?
Afinal que dirigentes políticos nós elegemos para conduzirem o nosso destino?
O que é que se está a passar neste pobre País e a estes pobres Cidadãos para terem que aturar estes ditos “mais altos responsáveis de Portugal?”
Será que temos que suportar isto?
O que é isto o Presidente da República a queixar-se do Governo, o Governo a queixar-se do Presidente da República, o Presidente da República a queixar-se do P.S., o P.S. a queixar-se do Presidente da República, todos os Partidos contra o Presidente da República, o Presidente da República a queixar-se de todos os Partidos…. É lá, tenham paciência, isto é cá uma conversa que já passa a mais.
Perguntamos Nós a estes senhores e senhoras todas:
- Afinal a quem se queixam os Portugueses que têm que suportar e pagar tudo isto?
Por certo, os deuses devem ter endoidecido, só pode.
Acabem lá com essa conversa que os Portugueses já estão a ficar fartos de tudo isto.

Ou será que algo de grave, de muito grave se está a passar neste País e em vez de falarem claro e sem rodeios, andam a falar por sinais que os Portugueses não entendem uma vez que não são bruxos!
Por favor, se assim é então vamos lá falar claro, por favor está bem!


Tenham um bom dia!