10 de novembro de 2009

POR FAVOR, TENHAM “JUÍZO”!

António Ruas na sua tomada de posse terá chamado à atenção para um conjunto de questões que em sua opinião devem preocupar todos os eleitos locais que também acabavam de tomar posse como autarcas Pinhelenses.
Aproveitou para referir as linhas mestras que vão nortear a sua acção durante mais este mandato, que a fazer fé na legislação em vigor, será o seu último mandato ininterrupto uma vez que, vai concluir o seu terceiro mandato.
Chamamos à coação esta questão dos mandatos ininterruptos, pois é bom lembrar aqueles que pensam que António Ruas está para todo o sempre afastado da Presidência da Câmara Municipal de Pinhel que pode não ser bem assim. Claro, poderá estar, mas fica claro que também pode interromper um mandato e voltar a ser candidato mais tarde, isto é, se entretanto a legislação em vigor não for alterada.
Na opinião de Pinhel, Nós por cá… o seu discurso (tomada de posse) não podia ser muito diferente do que foi, pois, fez bem em lembrar que foi eleito com um conjunto de propostas, tendo-as reiterado pois as mesmas, mal ou bem, foram sufragadas pelos eleitores de forma inequívoca.
A novidade no discurso de António Ruas foi, sem dúvida, a sua chamada de atenção para factos que no seu pensar e muito bem, fazem uns mais iguais do que outros.
É que, na verdade, em actos formais António Ruas costuma ser mais comedido e pelo menos até agora tem sido previsível no seu estilo, prudente. Desta vez, talvez porque o assunto passou das marcas, António Ruas deixou “recados” directos para o Partido Socialista Distrital e Nacional e reclamou aquilo que é suposto, pelo menos em democracia, terem todos os Cidadãos do Concelho de Pinhel, isto é, igualdade de tratamento por parte da administração tendo na altura afirmado “respeitar posições particulares e individuais de todos os nossos adversários”, uma alusão clara a Rui Teixeira que não assumiu o cargo de vereador para que foi eleito e que, no espaço de uma semana obteve a sua transferência para o Centro de Saúde de Trancoso. Mas, António Ruas disse ainda mais e aproveitou para reivindicar para todos, tendo referido na altura, “o tratamento que esse nosso concidadão obteve por parte da tutela deverá ser o mesmo que devem ter todos os outros cidadãos em igualdade de circunstâncias”, tendo ainda referido que este, “tem o direito que lhe assiste de se deslocar para onde quer e bem lhe apetece. No entanto, os procedimentos é que me parece que não são os mais correctos e os Pinhelenses não merecem por parte de quem tutela os serviços que sejamos discriminados”.
Ora, o que António Ruas disse, parece-nos mais que razoável que seja dito e, nas actuais circunstâncias para Nós, até foi muito comedido, pois, qualquer pessoa e qualquer responsável a quem compete defender os seus concidadãos daquilo a que muitos já apelidaram de “revanchismo Político”, provavelmente diria ainda muito mais.
Agora, que fique muito claro, o que Pinhel, Nós por cá… não percebe e não aceita é a posição do Partido Socialista de Pinhel bem como dos seus dirigentes e militantes, que, ao que parece, calam e consentem esta trapalhada que só prejudica quem mais precisa. Afinal não foi isto que andaram durante pelo menos duas semanas a prometer a todos os Pinhelenses.

Por favor, tenham “juízo”!
(leia-se juízo Político)

Tenham um bom dia!

3 de novembro de 2009

MAIS UM VENCEDOR E É DO P.S.D.

Mais um vencedor. Este título foi a nossa “imagem de marca” na noite das eleições autárquicas que se realizaram no passado dia 11 de Outubro como devem estar lembrados.
Porém, alguns muito atentamente chamaram-nos à atenção porque é que nessa noite não referimos um dos vencedores. Na verdade esta chamada de atenção por parte de alguns dos nossos visitantes faz algum sentido, mas só algum. Pinhel, Nós por cá… explica o porquê desta nossa opinião.
Então é assim.
Queremos dizer aos nossos leitores que Nós bem sabemos quem ganhou e de forma bem folgada as eleições para a Assembleia Municipal de Pinhel. Claro, foi o P.S.D. e o seu cabeça de Lista Luís Poço. Luís Poço ganhou as eleições para a Assembleia Municipal a Miranda Cavalheiro de forma irrefutável. Talvez venha a propósito até lembrar agora e aqui, um comentário de um nosso leitor que ainda antes das eleições disse mais ou menos isto:
“Vão ver como é que um Soldado vai ganhar a um Capitão.”
Bem, isto em nossa opinião e sem desconsideração nem para os Soldados nem para os Capitães, a verdade é que quem foi militar sabe que não é fácil, mesmo nada fácil, um Soldado ganhar a um Capitão. Mas em Pinhel a verdade é que foi e foi até muito fácil como demonstram os números de votos obtidos quer por um quer pelo outro.
Mas então por que é que Nós não o referimos já há mais tempo. Por uma simples e compreensível razão. Como todos sabem o Presidente da Assembleia Municipal não é eleito directamente. Este é eleito no órgão pelos seus pares. Pinhel, Nós por cá… também não tinha grandes dúvidas que se Luís Poço fosse Candidato no órgão Assembleia Municipal tinha votos mais que suficientes para ser eleito sem qualquer problema. Mas a verdade é que ainda não se tinha realizado essa eleição e falar nas coisas antes do tempo não nos parecia bem.
Falamos agora e falamos com os dados todos sem margem para qualquer erro ou qualquer equívoco. Luís Poço não só ganhou a Miranda Cavalheiro em número de votos directos dados pelos eleitores Pinhelenses, como ganhou na eleição no próprio órgão e já, como de resto se percebe, com alguns votos da bancada socialista. Miranda Cavalheiro que teve um resultado eleitoral humilhante (para um ex-presidente da câmara que foi durante 8 anos) bem como se torna completamente incompreensível a razão por que não teve a coragem de apresentar uma lista para a Presidência do órgão para que foi eleito. Recordasse a este propósito que nas últimas eleições de 2005 o P.S. apesar dos resultados que então obteve não deixou de forma democrática e corajosa de apresentar uma alternativa à lista que então o P.S.D. apresentou. Ora, este facto político não deixa nem pode deixar de ter uma leitura política, pois o líder do P.S. em Pinhel tem repetido à exaustão que o Partido Socialista "teve um bom resultado eleitoral."
Ora e sendo assim, com "tão bom resultado eleitoral" e com “um cabeça de lista à Assembleia Municipal tão prestigiado” não se entende bem por que razão P.S. não apresentou uma lista candidata à Mesa da Assembleia.
Terá sido medo de mais uma derrota?
Terá sido falta de candidatos?
Será que não foi conseguida unanimidade na bancada socialista?
Bem, afinal poderíamos estar para aqui a formular um conjunto de perguntas para as quais jamais obteríamos uma resposta. No entanto e na falta de melhor o que parece (e em política o que parece é) é que o P.S. de Pinhel passou de Partido "ganhador" para o partido do “está quase” pois, como devem estar bem lembrados o P.S. de Pinhel (que no dizer do seu dirigente concelhio) quase ganhou as eleições, esquecendo-se de dizer que isso só passou pela sua cabeça, por que depois de contados os votos o P. S. passou de partido do “quase” a partido da “patavina” em toda a linha como os factos o demonstram.
Já agora deixem que se realce aqui a inteligência Política que logo na primeira reunião Luís Poço demonstrou ao agradecer "ao Partido Socialista de Pinhel a confiança que nele tinham depositado por não terem apresentado uma lista" o que é um facto indesmentível.
Aqui para Nós, esta foi de Mestre não acham?


Tenham um bom dia!

31 de outubro de 2009

FIM DE SEMANA ESPECIAL


Este fim-de-semana é por certo um daqueles que em Pinhel e no seu concelho vai haver muito movimento. Muitas pessoas a que alguns costumam apelidar de “estrangeirados” dado que um dia estas pessoas tiveram que deixar Pinhel ou uma qualquer das suas Freguesias, para, noutras paragens ganharem a sua vida. Sendo certo que algumas o fizeram por opção pessoal, estamos em querer que muitas outras o fizeram por não terem outro remédio.
Mas, uns e outros nesta época do ano é já tradicional regressam às suas terras. É aqui que têm as suas raízes e os seus entes queridos, uns que pertencem ao mundo dos vivos, outros que já partiram e que jazem na terra que os viu nascer e morrer.
É o dia de Finados e o dia de Todos os Santos que se revive neste fim-de-semana. Assim, é em respeito e recolhimento se faz este reencontro com todos os que nos são queridos.
A todos Pinhel, Nós por cá... saúda com o reconhecimento que vos é devido. Bem-vindos à vossa casa a esta Terra que é vossa e que às vezes não olha como devia para todos vós.

Tenham um bom dia!

28 de outubro de 2009

TOMADA DE POSSE

Hoje toma posse como Presidente da Câmara Municipal de Pinhel António Ruas que sucede a si próprio como, Pinhel, Nós por cá… anteviu há já muito tempo e todo o elenco Camarário, ao todo, mais seis vereadores.
Tomam posse também os novos deputados municipais 28 e 27 Presidentes de Junta de Freguesia que por inerência do cargo para que foram eleitos têm também assento na Assembleia Municipal.
A todos desejamos bom trabalho, pois, o seu sucesso pode ser o sucesso do Concelho de Pinhel bastando para isso que o interesse Público seja o seu lema.
Por Nós lá estaremos para ver e ouvir e alguns também, quem sabe, dizer alguma coisa.
Vamos ver o que isto dá.
Saudações a todos de, Pinhel, Nós por cá…

Viva Pinhel e os Pinhelenses!

Tenham um bom dia!

24 de outubro de 2009

COMENTÁRIO DA SEMANA

Como sabem a nossa rubrica “Comentário da Semana” tem servido para fazer alguma retrospectiva sobre a forma como alguns dos nossos leitores vêm a realidade num determinado momento. Pinhel, Nós por cá… um pouco mais tarde com o filtro que o tempo naturalmente dá sobre os acontecimentos, mais tarde, lembra a todos o que então foi dito por alguns.
O critério de escolha destes “Comentários da Semana” não é uniforme e tem dependido de vários factores. Um deles é a sensibilidade de quem faz essa escolha. Hoje é a mim (***) que cabe essa tarefa e foi fácil fazer a escolha. Penso até que vem a propósito do que se está a passar nesta Terra e neste Concelho. O P.S. acusa e responsabiliza o P.S.D. de muita coisa. O P.S.D. ignora o P.S. e em nossa opinião faz bem, porque, ao que se sabe não reconhece credibilidade ao P.S. de Pinhel para fazer qualquer juízo sobre a sua actuação.
A verdade é esta. Relativamente ao que se passou nas últimas eleições autárquicas, ao P.S.D. só lhe resta continuar a pensar assim, pois, isto de credibilidade do P. S. têm muito que se lhe diga.
Ainda não é desta que vamos fazer uma apreciação de tudo o que se passou, até porque ao que parece o P.S. de Pinhel é uma caixinha de surpresas. O que se passou e está a passar por agora, dizemos que é uma autêntica vergonha para os protagonistas e para os responsáveis do P.S. sejam eles Locais, Distritais ou até Nacionais. Claro, ressalvamos aqui a questão que tem a ver com o conhecimento dos factos que cada um destes níveis de responsáveis tem dos mesmos. Mas uma coisa parece ser certa. Se não têm conhecimento deviam ter, pois, o desconhecimento nunca foi, nem é, nem poderia ser desculpa quando estão em causa valores tão elevados para todos os Cidadãos. Mas dizemos mais, a coisa até nos parece mais grave do que parece, uma vez que, estas várias estruturas de responsabilidade Política ao que dão a entender estão a ser solidárias umas com as outras o que é muito mas muito grave.
Vem isto a propósito da credibilidade dos candidatos às autárquicas que o P.S. de Pinhel apresentou ao eleitorado e do que se está a passar neste Concelho.
Como devem estar lembrados em 12 de Setembro p. p. publicámos um “Comentário da Semana” onde um nosso visitante fazia um comentário onde ponha em causa isso mesmo.
Recordamos aqui uma das suas frases embora, o seu comentário seja ele globalmente no mesmo sentido como pode recordar aqui.
Mas fica esta frase para reler e digam depois o que entenderem e acharem por bem.

“Meus caros amigos, de uma vez por todas vamos ser coerentes e transparentes, pois desculpem o desabafo mas o candidato do PS não tem credibilidade.”

Já agora, fiquem com o comentário desta semana que, no fundo, vem complementar o que ficou já dito, pois, este “Marciano” afinal não é nada Marciano. Este,tem até os pés bem assentes neste planeta e nesta Terra que é Pinhel e que particularmente o P.S. de Pinhel trata algumas pessoas que já demonstraram terem muito bom senso como autênticos "Marcianos" como está claríssimo.

Tenham um bom dia!

COMENTÁRIO DA SEMANA:

Anónimo disse...

Marciano

Estamos Marte!!!!

Este tontinho ainda acredita no Pai Natal???

Eu também gostava, mas não é com esta equipa que se ganham as eleições... será que em Pinhel não existe melhor???

Peçam ao ASA para se candidatar... talvez tenham mais sorte... tenham juízo... ainda há tempo... consultem o mercado... sejam humildes e tenham um bom dia!!!
20 de Junho de 2009

21 de outubro de 2009

MAIS UM ANIVERSÁRIO

Não está nada mal.
Este seria, dizemos Nós, um bom título para este texto. É verdade, fizemos no passado dia 14 do corrente o nosso segundo aniversário. Para quem não dava nada por este movimento, para quem nos dava pouco tempo de vida, para quem nos quis vencer por cansaço, para quem nos ataca de forma vil, para quem nos tem andado a copiar e a abastardar os nossos textos de forma abominável, para quem nos elegeu como inimigos públicos, para quem tem andado a atacar tantas pessoas que, nem sonham quem são os elementos de Pinhel, Nós por cá…, (quanto mais pertencerem ao grupo) para esses todos, hoje é um dia de amargura por certo. Pois que o seja, e para esses a quem assenta a carapuça, um conselho. Meditem muito bem no que andam a fazer e a desfazer, por que pode ser que deixem de disparar para todo o lado como forma de agir e reagir à sua cólera. Seria, para Pinhel, Nós por cá… e certamente para todos os Pinhelenses, bem melhor, que essa gente “sem eira nem beira” se conseguisse fazer alguma coisa de útil por Pinhel e para os Pinhelenses, se usufruíssem melhor do seu tempo e das suas energias (se é que têm algumas) para o bem comum, seria muito melhor.
Deixados estes “recados” que assentam que nem uma luva todos bem sabemos a quem, vamos falar de futuro.
Pois bem, no futuro todos podem contar connosco para lutar pelos valores que sempre assumimos. Desenvolvimento do Concelho de Pinhel quer do ponto de vista social quer do ponto de vista económico, da verdade, da honestidade, da cidadania participada, do respeito pelos dinheiros públicos etc.. Como sempre explicámos, o desígnio de Pinhel, Nós por cá… é o Concelho de Pinhel e as suas gentes. Somos pessoas e por isso não somos perfeitos assumimos isso desde a primeira hora. O carácter para Nós é muito importante. Continuaremos a ser o que sempre fomos, a voz de quem não tem voz e uma consciência crítica no bom sentido. Continuaremos a ser incómodos seja para quem for, ainda que isso nos custe muito e custe a algumas pessoas. Não vamos criticar por criticar. Não, a nossa crítica para além da objectividade com que sempre nos preocupámos será sempre para chamar a atenção de algo com o qual estamos em desacordo. Mas a verdade não é nosso monopólio. Quem quiser discordar de Nós, pode e deve fazê-lo sem rodeios com os seus comentários. Já sabem, que não publicamos comentários que ataquem pessoas sem sustentabilidade nem objectividade política. Quanto a Pinhel, Nós por cá… por enquanto, vamos continuar por aqui, mas é claro que também estamos noutros lugares mas de forma discreta. Se quiserem dizer:
- Mas, sob o anonimato!
Nós dizemos:
- Sim senhor, e depois, qual é o problema?
Continuaremos a ser responsáveis e a ter noção do que é importante, do decoro, do direito ao bom nome das pessoas sejam elas quem forem. Para Nós, o caminho faz-se caminhando e se continuarmos a pensar que esta nossa posição é a que melhor serve os interesses de Pinhel e dos Pinhelenses, é pois assim que vamos continuar.
Visitantes, graças a Deus não nos faltam e ideias também não. Por isso, o que mais importa, em nossa opinião, é o que pensamos e aqui reproduzimos. O quem somos e onde estamos, que importa isso?
Nada, absolutamente nada. O que interessa é a nossa reflexão, se temos ou não temos ideias para este Concelho. O que importa é o que pensamos e o nosso posicionamento sobre a vida pública Pinhelenses. O que importa é se as pessoas e a vida colectiva Pinhelense encontra aqui e em Nós também alguma capacidade de reflexão sobre Pinhel e o seu Concelho, bem como, se encontra um sitio onde é possível encetar boas discussões sobre tudo o que nos interessa a todos. Estaremos sempre abertos a todos e podem continuar a contactar-nos através do nosso email. Mandem-nos textos mandem-nos fotografias, ideias o que quiserem. Para quem não sabe o nosso contacto é:
- pinhelvivavivasempre@gmail.com
Depois de termos escrito mais de 200 textos, uns melhores do que outros, depois de termos assumido algumas posições públicas que originaram controvérsia a verdade é esta. Não procurámos a controvérsia embora ela seja, como todos sabemos necessária para encontrar boas soluções. Não é a controvérsia “do bota abaixo” é também a controvérsia do concordar com esta ou aquela posição mais polémica.
Por conseguinte, de uma coisa não podemos ser acusados, e, isso é, por mais que custe a alguns que, Pinhel, Nós por cá… não tem um pensamento para Pinhel, porque isso temos.
E, para terminar-mos este texto e já que, presumimos, que ninguém nos vai dar os parabéns por mais este ano de vida, não importa, damos os parabéns a Nós próprios, porque apesar de tudo estamos muito contentes connosco próprios.
Parabéns Pinhel, Nós por cá… de, Pinhel, Nós por cá….

Tenham um bom dia!

17 de outubro de 2009

COMENTÁRIO DA SEMANA


Viajar é de facto muito importante para qualquer pessoa. Viajar é conhecer outras coisas, outras formas de vida, outra forma de ver a vida, viajar é abrir horizontes e ver para além da nossa porta. Viajar é uma necessidade intelectual para qualquer um que não quer ficar inevitavelmente desinformado nem fora deste mundo global.
Mas se viajar é um prazer, pode até dar cá um jeito que não queiram saber. E viajar no mar, num cruzeiro, num paquete de luxo. Escala aqui, escala ali, é de facto inesquecível uma viagem de sonho. Mas viajar depois de uma boa refrega eleitoral, ou nem por isso, deve ser mesmo uma maravilha. É que, assim, não temos que encarar as pessoas com quem nos batemos, nem aqueles a quem demos uma “bicadita”, ou até, uma “bicadela” infeliz.

Tenham um bom dia!

COMENTÁRIO DA SEMANA:

Anónimo disse...

"Não é a lição recebida que nos pode salvar, mas o aproveitamento que dela tiramos."

25 de Junho de 2009

12 de outubro de 2009

VENCEDORES 2009


Como proferimos às 19 horas, como podem reler aqui, não era difícil perceber que era António Ruas que sucedia a António Ruas na Presidência da Câmara Municipal. Só não via quem não queria ver. Pelos vistos, o P.S. de Pinhel não queria ver o que toda a gente já tinha visto e há muito tempo.
Pois bem, hoje ainda não é tempo para balanços a não ser os que aqui deixámos. Queremos, isso sim, é dar os parabéns aos Vencedores. Foi uma grande vitória do P.S.D. de Pinhel e do seu presidente da Comissão Política. Foi uma grande vitória de António Ruas e não somos Nós que o vamos negar. Isso vamos deixá-lo para outros que, por certo, vão querer mais uma vez esconder a cabeça na areia.
Parabéns a António Ruas e boa sorte para mais este mandato à frente da autarquia Pinhelense.
Parabéns!

Tenham um bom dia!