19 de dezembro de 2009

COMENTÁRIO DA SEMANA

Este comentário deste nosso visitante é um pensamento de um grande filósofo. Este foi postado a propósito, isto é, quando se desenrolava uma acesa discussão entre alguns dos nossos visitantes que nos apraz registar.
Pelo que nos foi possível perscrutar, serviu, ou terá pretendido servir, para colocar, como se usa dizer, “pôr água na fervura”.
Na verdade, às vezes é preciso que haja pessoas assim e, este tipo de comportamentos são, muitas das vezes, o que faz falta em Pinhel e no Concelho, quem sabe!
Já agora permitam-nos que façamos uma sugestão:
- Não deixe de fazer as suas compras de Natal no comércio local e em Pinhel.

Tenham um bom dia!

COMENTÁRIO DA SEMANA


Anónimo disse...

"A felicidade consiste em fazer o bem."
Autor: Aristóteles

25 de Junho de 2009

8 de dezembro de 2009

VAMOS LIMPAR O CONCELHO DE PINHEL

Está a decorrer a cimeira de Copenhaga, é uma cimeira onde os chefes de Estado e de Governo dos Países ditos mais desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento, ou seja como agora se diz, os Países do Norte e os do Sul vão discutir o futuro deste Planeta. Sim Nós verbalizamos, o futuro deste Planeta, pois esta afirmação que poderá parecer uma especulação não o é com certeza se tivermos em conta um conjunto de dados disponíveis sobre a verdadeira hecatombe de que muitos ainda não se deram conta que é, o aquecimento global. Bem sabemos que à volta deste tema (alterações climáticas) muito se tem especulado e vai continuar a especular. Este é um tema que começou por ser um tema de “arruaceiros” como alguns lhe chamavam, quando estes “bravos” se batiam com uma maioria que muitas vezes via mas fazia de contas que não via. Mas, eis que chegámos a um ponto de quase não retorno e, sendo assim, como temos verificado, os temas ambientais têm estado na ordem do dia dos políticos, pois, estes temas até têm dado alguns “votitos” e ainda ultimamente, foram, por certo, estes os temas que terão decidido a eleição do homem mais poderoso deste Planeta, o Presidente Barack Obama.
É claro que aos cidadãos comuns, como Nós, resta de facto fazer votos para que as negociações de Copenhaga tenham bons resultados. No entanto, cabe também a cada um, nas nossas casas, nos nossos locais de trabalho, junto dos nossos amigos, das nossas crianças, dos nossos jovens, em suma, na nossa Comunidade fazer algo de útil, algo que de alguma forma possa ser relevante para podermos também nós, com o nosso empenhamento e exemplo, fazer o que nos compete fazer. Esta questão faz-nos lembrar a já repetida mas sempre actual ideia de John F. Kennedy.
John Kennedy num célebre discurso disse basicamente isto: em vez de perguntarmos o que é que este País pode fazer por nós, o melhor é perguntar o que é que nós poderemos fazer por este País.
É pois imbuídos neste espírito que, Pinhel, Nós por cá… tem desenvolvido a sua acção relativamente a Pinhel e ao seu concelho, assumindo com humildade, que umas vezes talvez melhor que outras.
Ora, sendo assim e porque está a decorrer uma grande iniciativa a nível Nacional que tem como lema “VAMOS LIMPAR PORTUGAL”, que vos convidamos a todos, sejam instituições, sejam pessoas singulares a abraçarem esta acção e a darem também a vossa preciosa colaboração e, VAMOS LIMPAR O CONCELHO DE PINHEL, que também tem algumas lixeiras espalhadas por aí originadas por pessoas mais ou menos desleixadas.
Vamos pois dar todos a nossa colaboração a este projecto filantrópico sem protagonismos bacocos, que é o que menos interessa.
Inscrevam-se aqui e,

TENHAM UM BOM DIA!

Note bem: Na barra lateral está disponível uma hiperligação que também dá acesso às inscrições.
Share

1 de dezembro de 2009

SÓ FAZ FALTA QUEM ESTÁ

“Depois da tempestade sempre vem a bonança”
Este dito popular está cheio de significado quando se fala nos últimos acontecimentos que envolveram a Direcção, e não só, do Centro de Saúde de Pinhel.
Na verdade, depois de alguma “instabilidade” que se viveu no Centro de Saúde de Pinhel devido à transferência inesperada e abrupta do seu Director o médico Rui Teixeira, que, nas últimas eleições autárquicas foi o candidato à Câmara Municipal de Pinhel pelo P.S. e que saiu desse acto eleitoral com uma dura e pesada derrota, eis que foi encontrado o nome do médico que o substituiu. Armando Sousa que já anteriormente tinha exercido o cargo e que Rui Teixeira há cerca de 5 anos também substituiu, é o homem que foi distinguido pelo Presidente da U. L. S. da Guarda para exercer o cargo de Director do Centro de Saúde de Pinhel estando já no exercício de funções.
Pinhel, Nós por cá… está em condições de avançar que, para que este desfecho que agora foi encontrado tivesse sucesso, muito contribuiu António Ruas Presidente da Câmara Municipal de Pinhel eleito pelo P.S. D. que, não poupou esforços para que este caso tivesse este “final feliz.”
Ao que parece, quem não ficou muito satisfeito com esta nomeação foi o Presidente da Comissão Política do P.S. local, bem como, alguns eleitos nas últimas eleições pelo P.S. que não foram ouvidos nem achados para esta nomeação. Este facto, segundo conseguimos apurar, está a causar algum mal-estar entre estes dirigentes políticos e a U. L. S. da Guarda.
Armando Sousa é pois o senhor que se segue a Rui Teixeira. Médico com muita experiencia quer clínica quer directiva, este, já foi Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel durante 8 anos pelo P.S., tendo, como referimos aqui, declinado o convite que lhe foi endereçado com muita insistência para encabeçar a lista à Câmara Municipal pelo P.S..
Devido a sua acção, já são visíveis algumas alterações no funcionamento desta unidade de Saúde Local. Pelos vistos, segundo nos foi garantido a urgência vai continuar a funcionar 24 horas ininterruptas, estando para já afastado o “fantasma” que pairou de que a mesma iria encerrar como, pelos vistos, era o desejo de alguns. Esta solução, tanto quanto nos foi possível apurar, foi uma das imposições de Armando Sousa para aceitar este convite, bem como, poderemos assegurar que outras exigências foram feitas e aceites pela tutela e que são manifestamente uma garantia para uma boa prestação de bons cuidados de saúde para todos.
Ao novo Director, Dr. Armando de Sousa, Pinhel, Nós por cá… dá os parabéns e deseja o maior sucesso nestas novas funções em que foi investido.

Tenham um bom dia!

Share

28 de novembro de 2009

COMENTÁRIO DA SEMANA



Afinal, este independente foi muito…

Tenham um bom dia!


COMENTÁRIO DA SEMANA


INDEPENDENTE disse...

Já vão tarde...mto tarde, não há credibilidade assim q aguente este pseudo movimento do povo revoltado, este terá que surgir do âmago do povo ou de alguém mto descontente com a actual situação política. Qd e como....eu sei mas não vai ser agora..... Mas há uma grande bomba que vai rebentar até as eleições que aliada a algumas promessas por cumprir podem fazer mossa... .
Mais não digo mas eu sei do q estou a falar!

12 de Julho

25 de novembro de 2009

O GÉNERO

Ao que parece a ciência terá detectado que até o cérebro apresenta características femininas ou masculinas. Dizemos Nós que até aqui nada de novo ou de extraordinário uma vez a diferença de género é uma realidade.
“Essa diferença neurológica gera diferenças de comportamentos, sentimentos e modos de pensar entre homens e mulheres."
Pois então, também será fácil a apreensão desta conclusão.
Mas há quem diga que também há quem tenha o cérebro indefinido ou misto, isto é, tanto masculino quanto feminino.
Olhando para o gráfico este faz-nos lembrar aquelas marcas novas ou nem por isso, que parecem, mas afinal não o são.
Se alguém por acaso, que fique claro, tiver a curiosidade sobre o tema, sempre pode ler o artigo e fazer o teste.
Assim, poderá encontrar no final desta página que aqui destacamos uma resposta às suas preocupações.
Depois, bem depois será ou não caso para dizer:
- E esta hem!

Tenham um bom dia!

17 de novembro de 2009

“SOMA E SEGUE”

António Ruas “soma e segue.” O autarca de Pinhel desta vez foi eleito pelos seus pares para a Presidência da Associação de Municípios da Cova da Beira. Esta eleição teve lugar no passado dia 12 de Novembro na sequência da realização da Assembleia Geral da referida associação. Foi uma eleição sem surpresas uma vez que já antes da realização desta Assembleia Geral o nome de António Ruas era aquele que reunia mais consensos. António Ruas foi eleito em lista única.
Assim, o Conselho Directivo recentemente eleito ficou assim constituído:

Presidente - Eng. António Luís Monteiro Ruas, Presidente do Município de Pinhel;

Vogais
- Eng. Joaquim Carlos Dias Valente, Presidente do Município de Guarda; Prof. António Baptista Ribeiro, Presidente do Município de Almeida; Eng. António Robalo, Presidente do Município de Sabugal e Dr. Manuel Joaquim Barata Frexes, Presidente do Município do Fundão
Esta Associação de Municípios foi fundada em 1981 com o objectivo de resolver o problema dos resíduos sólidos urbanos produzidos nos concelhos que fazem parte da referida associação que é actualmente composta por 13 associados, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Sabugal, Trancoso e Pinhel e tem como lema, “para um desenvolvimento sustentável”.
A área compreendida pelos municípios que compõem a “AMCB” tem uma dimensão de 556 938 ha e uma população, segundo os censos de 2001 de 166 686 habitantes.

Tenham um bom dia!

10 de novembro de 2009

POR FAVOR, TENHAM “JUÍZO”!

António Ruas na sua tomada de posse terá chamado à atenção para um conjunto de questões que em sua opinião devem preocupar todos os eleitos locais que também acabavam de tomar posse como autarcas Pinhelenses.
Aproveitou para referir as linhas mestras que vão nortear a sua acção durante mais este mandato, que a fazer fé na legislação em vigor, será o seu último mandato ininterrupto uma vez que, vai concluir o seu terceiro mandato.
Chamamos à coação esta questão dos mandatos ininterruptos, pois é bom lembrar aqueles que pensam que António Ruas está para todo o sempre afastado da Presidência da Câmara Municipal de Pinhel que pode não ser bem assim. Claro, poderá estar, mas fica claro que também pode interromper um mandato e voltar a ser candidato mais tarde, isto é, se entretanto a legislação em vigor não for alterada.
Na opinião de Pinhel, Nós por cá… o seu discurso (tomada de posse) não podia ser muito diferente do que foi, pois, fez bem em lembrar que foi eleito com um conjunto de propostas, tendo-as reiterado pois as mesmas, mal ou bem, foram sufragadas pelos eleitores de forma inequívoca.
A novidade no discurso de António Ruas foi, sem dúvida, a sua chamada de atenção para factos que no seu pensar e muito bem, fazem uns mais iguais do que outros.
É que, na verdade, em actos formais António Ruas costuma ser mais comedido e pelo menos até agora tem sido previsível no seu estilo, prudente. Desta vez, talvez porque o assunto passou das marcas, António Ruas deixou “recados” directos para o Partido Socialista Distrital e Nacional e reclamou aquilo que é suposto, pelo menos em democracia, terem todos os Cidadãos do Concelho de Pinhel, isto é, igualdade de tratamento por parte da administração tendo na altura afirmado “respeitar posições particulares e individuais de todos os nossos adversários”, uma alusão clara a Rui Teixeira que não assumiu o cargo de vereador para que foi eleito e que, no espaço de uma semana obteve a sua transferência para o Centro de Saúde de Trancoso. Mas, António Ruas disse ainda mais e aproveitou para reivindicar para todos, tendo referido na altura, “o tratamento que esse nosso concidadão obteve por parte da tutela deverá ser o mesmo que devem ter todos os outros cidadãos em igualdade de circunstâncias”, tendo ainda referido que este, “tem o direito que lhe assiste de se deslocar para onde quer e bem lhe apetece. No entanto, os procedimentos é que me parece que não são os mais correctos e os Pinhelenses não merecem por parte de quem tutela os serviços que sejamos discriminados”.
Ora, o que António Ruas disse, parece-nos mais que razoável que seja dito e, nas actuais circunstâncias para Nós, até foi muito comedido, pois, qualquer pessoa e qualquer responsável a quem compete defender os seus concidadãos daquilo a que muitos já apelidaram de “revanchismo Político”, provavelmente diria ainda muito mais.
Agora, que fique muito claro, o que Pinhel, Nós por cá… não percebe e não aceita é a posição do Partido Socialista de Pinhel bem como dos seus dirigentes e militantes, que, ao que parece, calam e consentem esta trapalhada que só prejudica quem mais precisa. Afinal não foi isto que andaram durante pelo menos duas semanas a prometer a todos os Pinhelenses.

Por favor, tenham “juízo”!
(leia-se juízo Político)

Tenham um bom dia!

3 de novembro de 2009

MAIS UM VENCEDOR E É DO P.S.D.

Mais um vencedor. Este título foi a nossa “imagem de marca” na noite das eleições autárquicas que se realizaram no passado dia 11 de Outubro como devem estar lembrados.
Porém, alguns muito atentamente chamaram-nos à atenção porque é que nessa noite não referimos um dos vencedores. Na verdade esta chamada de atenção por parte de alguns dos nossos visitantes faz algum sentido, mas só algum. Pinhel, Nós por cá… explica o porquê desta nossa opinião.
Então é assim.
Queremos dizer aos nossos leitores que Nós bem sabemos quem ganhou e de forma bem folgada as eleições para a Assembleia Municipal de Pinhel. Claro, foi o P.S.D. e o seu cabeça de Lista Luís Poço. Luís Poço ganhou as eleições para a Assembleia Municipal a Miranda Cavalheiro de forma irrefutável. Talvez venha a propósito até lembrar agora e aqui, um comentário de um nosso leitor que ainda antes das eleições disse mais ou menos isto:
“Vão ver como é que um Soldado vai ganhar a um Capitão.”
Bem, isto em nossa opinião e sem desconsideração nem para os Soldados nem para os Capitães, a verdade é que quem foi militar sabe que não é fácil, mesmo nada fácil, um Soldado ganhar a um Capitão. Mas em Pinhel a verdade é que foi e foi até muito fácil como demonstram os números de votos obtidos quer por um quer pelo outro.
Mas então por que é que Nós não o referimos já há mais tempo. Por uma simples e compreensível razão. Como todos sabem o Presidente da Assembleia Municipal não é eleito directamente. Este é eleito no órgão pelos seus pares. Pinhel, Nós por cá… também não tinha grandes dúvidas que se Luís Poço fosse Candidato no órgão Assembleia Municipal tinha votos mais que suficientes para ser eleito sem qualquer problema. Mas a verdade é que ainda não se tinha realizado essa eleição e falar nas coisas antes do tempo não nos parecia bem.
Falamos agora e falamos com os dados todos sem margem para qualquer erro ou qualquer equívoco. Luís Poço não só ganhou a Miranda Cavalheiro em número de votos directos dados pelos eleitores Pinhelenses, como ganhou na eleição no próprio órgão e já, como de resto se percebe, com alguns votos da bancada socialista. Miranda Cavalheiro que teve um resultado eleitoral humilhante (para um ex-presidente da câmara que foi durante 8 anos) bem como se torna completamente incompreensível a razão por que não teve a coragem de apresentar uma lista para a Presidência do órgão para que foi eleito. Recordasse a este propósito que nas últimas eleições de 2005 o P.S. apesar dos resultados que então obteve não deixou de forma democrática e corajosa de apresentar uma alternativa à lista que então o P.S.D. apresentou. Ora, este facto político não deixa nem pode deixar de ter uma leitura política, pois o líder do P.S. em Pinhel tem repetido à exaustão que o Partido Socialista "teve um bom resultado eleitoral."
Ora e sendo assim, com "tão bom resultado eleitoral" e com “um cabeça de lista à Assembleia Municipal tão prestigiado” não se entende bem por que razão P.S. não apresentou uma lista candidata à Mesa da Assembleia.
Terá sido medo de mais uma derrota?
Terá sido falta de candidatos?
Será que não foi conseguida unanimidade na bancada socialista?
Bem, afinal poderíamos estar para aqui a formular um conjunto de perguntas para as quais jamais obteríamos uma resposta. No entanto e na falta de melhor o que parece (e em política o que parece é) é que o P.S. de Pinhel passou de Partido "ganhador" para o partido do “está quase” pois, como devem estar bem lembrados o P.S. de Pinhel (que no dizer do seu dirigente concelhio) quase ganhou as eleições, esquecendo-se de dizer que isso só passou pela sua cabeça, por que depois de contados os votos o P. S. passou de partido do “quase” a partido da “patavina” em toda a linha como os factos o demonstram.
Já agora deixem que se realce aqui a inteligência Política que logo na primeira reunião Luís Poço demonstrou ao agradecer "ao Partido Socialista de Pinhel a confiança que nele tinham depositado por não terem apresentado uma lista" o que é um facto indesmentível.
Aqui para Nós, esta foi de Mestre não acham?


Tenham um bom dia!