31 de dezembro de 2009
30 de dezembro de 2009
O MADEIRO POR CÁ
Por cá, isto é no nosso concelho ainda se vão preservando algumas tradições de Natal. O madeiro, a fogueira da noite de consoada ainda tem lugar de destaque nas nossas freguesias rurais. Este ano não foi excepção e por isso será justo dizer que, no que respeita à tradição do madeiro na noite de consoada a tradição ainda é o que era. O que se pode notar em relação aquilo que se fazia há já alguns anos é que para ajudar a “animar a malta,” as suas conversas e a confraternização entre a “rapaziada” é que na manhã do dia 25 de Dezembro poder-se-iam ver algumas garrafas vazias de vinho ou jeropiga em redor do que restava da fogueira. Agora o que se vê são muitas garrafas de cerveja o que não deixa de ser um sinal de alguma mudança.Mas, o que interessa mesmo é a tradição no seu fundamento, isto é, como sinal de união e confraternização entre os habitantes de cada freguesia e essa permanece inalterável e ainda bem.
Para o ano mais haverá certamente e o madeiro lá estará animado e acolhedor para mais uma vez ajudar a manter uma tradição e o seu fundamento que teima em resistir há evolução dos tempos.
Tenham um bom dia!
26 de dezembro de 2009
COMENTÁRIO DA SEMANA
Terá hoje lugar 26/12/09 em Pinhel mais um evento que é já uma tradição, ainda que não muito antiga, o jantar de Inverno.
É uma iniciativa que começou dinamizada por um grupo de amigos e que com o passar do tempo foi sendo alargada a outros amigos e conhecidos, jovens e menos jovem, o certo é que é uma marca desta época em Pinhel. É um encontro de Pinhelenses que por uma razão ou outra não têm a possibilidade de conviver em conjunto no dia a dia. É por isso um ponto de reencontro, de contacto, de amizade entre pessoas que têm em comum muitas coisas e a principal é serem de Pinhel e serem Pinhelenses.
Por isso a saudação de Pinhel, Nós por cá… a todos os convivas desta noite. Muitas e boas conversas na amizade e na diversidade que caracteriza o conceito de, "Ser Pinhelense."
Até já.
Tenham um bom dia!
COMENTÁRIO DA SEMANA
Sem comentário devido à época Natalícia
É uma iniciativa que começou dinamizada por um grupo de amigos e que com o passar do tempo foi sendo alargada a outros amigos e conhecidos, jovens e menos jovem, o certo é que é uma marca desta época em Pinhel. É um encontro de Pinhelenses que por uma razão ou outra não têm a possibilidade de conviver em conjunto no dia a dia. É por isso um ponto de reencontro, de contacto, de amizade entre pessoas que têm em comum muitas coisas e a principal é serem de Pinhel e serem Pinhelenses.
Por isso a saudação de Pinhel, Nós por cá… a todos os convivas desta noite. Muitas e boas conversas na amizade e na diversidade que caracteriza o conceito de, "Ser Pinhelense."
Até já.
Tenham um bom dia!
COMENTÁRIO DA SEMANA
Sem comentário devido à época Natalícia
Pinhel, Nós por cá…
22 de dezembro de 2009
BOM NATAL

Nestas datas festivas é comum os “corações” ficarem um pouco mais “moles” e, por via disso, ou talvez não, enterramos os machados de “guerra” e desejamos uns aos outros um BOM NATAL.
Ora, Pinhel, Nós por cá… também não é excepção e, sendo assim, cá vai.
Ora, Pinhel, Nós por cá… também não é excepção e, sendo assim, cá vai.
Tenham todos, amigos, "inimigos," e assim assim, tenham todos um SANTO E FELIZ NATAL na companhia das vossas Famílias.
19 de dezembro de 2009
COMENTÁRIO DA SEMANA
Este comentário deste nosso visitante é um pensamento de um grande filósofo. Este foi postado a propósito, isto é, quando se desenrolava uma acesa discussão entre alguns dos nossos visitantes que nos apraz registar.Pelo que nos foi possível perscrutar, serviu, ou terá pretendido servir, para colocar, como se usa dizer, “pôr água na fervura”.
Na verdade, às vezes é preciso que haja pessoas assim e, este tipo de comportamentos são, muitas das vezes, o que faz falta em Pinhel e no Concelho, quem sabe!
Já agora permitam-nos que façamos uma sugestão:
- Não deixe de fazer as suas compras de Natal no comércio local e em Pinhel.
Tenham um bom dia!
COMENTÁRIO DA SEMANA
Anónimo disse...
"A felicidade consiste em fazer o bem."
COMENTÁRIO DA SEMANA
Anónimo disse...
"A felicidade consiste em fazer o bem."
Autor: Aristóteles
25 de Junho de 2009
25 de Junho de 2009
8 de dezembro de 2009
VAMOS LIMPAR O CONCELHO DE PINHEL
Está a decorrer a cimeira de Copenhaga, é uma cimeira onde os chefes de Estado e de Governo dos Países ditos mais desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento, ou seja como agora se diz, os Países do Norte e os do Sul vão discutir o futuro deste Planeta. Sim Nós verbalizamos, o futuro deste Planeta, pois esta afirmação que poderá parecer uma especulação não o é com certeza se tivermos em conta um conjunto de dados disponíveis sobre a verdadeira hecatombe de que muitos ainda não se deram conta que é, o aquecimento global. Bem sabemos que à volta deste tema (alterações climáticas) muito se tem especulado e vai continuar a especular. Este é um tema que começou por ser um tema de “arruaceiros” como alguns lhe chamavam, quando estes “bravos” se batiam com uma maioria que muitas vezes via mas fazia de contas que não via. Mas, eis que chegámos a um ponto de quase não retorno e, sendo assim, como temos verificado, os temas ambientais têm estado na ordem do dia dos políticos, pois, estes temas até têm dado alguns “votitos” e ainda ultimamente, foram, por certo, estes os temas que
terão decidido a eleição do homem mais poderoso deste Planeta, o Presidente Barack Obama.É claro que aos cidadãos comuns, como Nós, resta de facto fazer votos para que as negociações de Copenhaga tenham bons resultados. No entanto, cabe também a cada um, nas nossas casas, nos nossos locais de trabalho, junto dos nossos amigos, das nossas crianças, dos nossos jovens, em suma, na nossa Comunidade fazer algo de útil, algo que de alguma forma possa ser relevante para podermos também nós, com o nosso empenhamento e exemplo, fazer o que nos compete fazer. Esta questão faz-nos lembrar a já repetida mas sempre actual ideia de John F. Kennedy.
John Kennedy num célebre discurso disse basicamente isto: em vez de perguntarmos o que é que este País pode fazer por nós, o melhor é perguntar o que é que nós poderemos fazer por este País.
É pois imbuídos neste espírito que, Pinhel, Nós por cá… tem desenvolvido a sua acção
relativamente a Pinhel e ao seu concelho, assumindo com humildade, que umas vezes talvez melhor que outras. Ora, sendo assim e porque está a decorrer uma grande iniciativa a nível Nacional que tem como lema “VAMOS LIMPAR PORTUGAL”, que vos convidamos a todos, sejam instituições, sejam pessoas singulares a abraçarem esta acção e a darem também a vossa preciosa colaboração e, VAMOS LIMPAR O CONCELHO DE PINHEL, que também tem algumas lixeiras espalhadas por aí originadas por pessoas mais ou menos desleixadas.
Vamos pois dar todos a nossa colaboração a este projecto filantrópico sem protagonismos bacocos, que é o que menos interessa.
Inscrevam-se aqui e,
TENHAM UM BOM DIA!
Note bem: Na barra lateral está disponível uma hiperligação que também dá acesso às inscrições.
Share
Vamos pois dar todos a nossa colaboração a este projecto filantrópico sem protagonismos bacocos, que é o que menos interessa.
Inscrevam-se aqui e,
TENHAM UM BOM DIA!
Note bem: Na barra lateral está disponível uma hiperligação que também dá acesso às inscrições.
1 de dezembro de 2009
SÓ FAZ FALTA QUEM ESTÁ
“Depois da tempestade sempre vem a bonança”
Este dito popular está cheio de significado quando se fala nos últimos acontecimentos que envolveram a Direcção, e não só, do Centro de Saúde de Pinhel.
Na verdade, depois de alguma “instabilidade” que se viveu no Centro de Saúde de Pinhel devido à transferência inesperada e abrupta do seu Director o médico Rui Teixeira, que, nas últimas eleições autárquicas foi o candidato à Câmara Municipal de Pinhel pelo P.S. e que saiu desse acto eleitoral com uma dura e pesada derrota, eis que foi encontrado o nome do médico que o substituiu. Armando Sousa que já anteriormente tinha exercido o cargo e que Rui Teixeira há cerca de 5 anos também substituiu, é o homem que foi distinguido pelo Presidente da U. L. S. da Guarda para exercer o cargo de Director do Centro de Saúde de Pinhel estando já no exercício de funções.
Pinhel, Nós por cá… está em condições de avançar que, para que este desfecho que agora foi encontrado tivesse sucesso, muito contribuiu António Ruas Presidente da Câmara Municipal de Pinhel eleito pelo P.S. D. que, não poupou esforços para que este caso tivesse este “final feliz.”
Ao que parece, quem não ficou muito satisfeito com esta nomeação foi o Presidente da Comissão Política do P.S. local, bem como, alguns eleitos nas últimas eleições pelo P.S. que não foram ouvidos nem achados para esta nomeação. Este facto, segundo conseguimos apurar, está a causar algum mal-estar entre estes dirigentes políticos e a U. L. S. da Guarda.
Armando Sousa é pois o senhor que se segue a Rui Teixeira. Médico com muita experiencia quer clínica quer directiva, este, já foi Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel durante 8 anos pelo P.S., tendo, como referimos aqui, declinado o convite que lhe foi endereçado com muita insistência para encabeçar a lista à Câmara Municipal pelo P.S..
Devido a sua acção, já são visíveis algumas alterações no funcionamento desta unidade de Saúde Local. Pelos vistos, segundo nos foi garantido a urgência vai continuar a funcionar 24 horas ininterruptas, estando para já afastado o “fantasma” que pairou de que a mesma iria encerrar como, pelos vistos, era o desejo de alguns. Esta solução, tanto quanto nos foi possível apurar, foi uma das imposições de Armando Sousa para aceitar este convite, bem como, poderemos assegurar que outras exigências foram feitas e aceites pela tutela e que são manifestamente uma garantia para uma boa prestação de bons cuidados de saúde para todos.
Ao novo Director, Dr. Armando de Sousa, Pinhel, Nós por cá… dá os parabéns e deseja o maior sucesso nestas novas funções em que foi investido.
Tenham um bom dia!
28 de novembro de 2009
COMENTÁRIO DA SEMANA

Afinal, este independente foi muito…
Tenham um bom dia!
COMENTÁRIO DA SEMANA
INDEPENDENTE disse...
Já vão tarde...mto tarde, não há credibilidade assim q aguente este pseudo movimento do povo revoltado, este terá que surgir do âmago do povo ou de alguém mto descontente com a actual situação política. Qd e como....eu sei mas não vai ser agora..... Mas há uma grande bomba que vai rebentar até as eleições que aliada a algumas promessas por cumprir podem fazer mossa... .
Mais não digo mas eu sei do q estou a falar!
12 de Julho
Subscrever:
Mensagens (Atom)















